#horaextra

Hora Extra

Retrospectiva 2010

Se 2009 foi bom para as nossas comunidades, 2010 foi melhor ainda! Explico.


2010 foi o ano dos casamentos (eu não poderia deixar de relembrar)

# Logo no início do ano, Vitor Pellegrino recebeu game over da sra. Pellegrino.

# Em maio (mês das noivas) Rafael Lima e a sra. Lima juntaram os mouses.

# Em junho -- mais precisamente no dia dos namorados -- Henrique Bastos provou do altar também.


As PythonCampus cresceram como nunca

Logo no primeiro feriado de 2010 (20 de janeiro) nós nos reunimos para um sprint histórico que trataria do futuro da PythonCampus.

A PythonCampus não nasceu em 2010, mas foi em 2010 que ela se espalhou Rio afora. Sucesso total em Petrópolis - RJ, Madureira - RJ, Centro - RJ (Gama Filho), Campos - RJ, Paraná (FESP-PR), Natal - RN e provavelmente em outros lugares que eu não me recordo agora. :)


Nasceu o ForkinRio

Bernardo Fontes foi uma figura importante em 2010. Da sua cabeça nasceu a vontade de criar algo diferente, baseado no que era feito no Dojo. Alguns não entenderam muito bem o que seria um Fork (dentro da concepção criada pelo Bernardo), porém foi fácil perceber que aquilo seria um sucesso.

Vários grupos de estudo foram feitos durante o ano. Alguns com transmissão via internet, inclusive. Foi um verdadeiro estrondo!

Ano do Small Acts Manifesto

O Caike já usava a frase em seu blog e da frase surgiu a ideia: que tal se nós criássemos um manifesto que descrevesse o que é necessário para criar comunidades sustentáveis?

O impulso veio do Henrique Bastos, que estava super entusiasmado com a ideia de poder apresentar isso na PyCon que aconteceria em Abril.

E assim fizemos. Num domingo de meados de fevereiro nasceu o Small Acts Manifesto.


Arduino ainda mais conhecido no Brasil

E não é por menos! Nós temos um pop-star no assunto: Álvaro Justen. Por onde ele passou, despertou a vontade da galera em aprender eletrônica.

Álvaro é o idealizador do Arduino Hack'n'Beer, que ocorreu algumas vezes durante o ano. Os encontros fizeram tanto sucesso que até Jon "Maddog" Hall resolveu dar uma espiada por aqui.

Além do Álvaro, a galera da lista Arduino in Rio também fez o seu barulho em 2010.


O que é um OpenSpace?

Mesmo sem saber muito bem a resposta, a galera resolveu meter a cara e fazer alguns encontros. Foi quando o Pedro Marins teve a ideia de fazer um OpenSpace na UNIRIO. O encontro foi sensacional! Era o que precisávamos para poder disseminar o conceito da coisa. O sucesso foi tamanho que até rolou uma segunda edição, também na UNIRIO.


FISL 2010 entrou para a história

O Rio invadiu Porto Alegre e como bons cariocas nós não deixamos aquele lugar parado.

Não contentes com a pouca bagunça no evento, nós resolvemos agitar um pouco as coisas da melhor forma nerd: programando. A produtividade foi tamanha que nós saímos de lá com 6 webapps feitos em 4 dias!!!

O pessoal do #horaextra também palestrou, organizou dojos e coordenou lightning talks. Além disso tudo, apesar do frio, nós também agitamos os encontros #horaextra nas noites. Enfim, sucesso total!


E o Dojo?

Os encontros de Dojo ficaram ainda mais populares no Brasil em 2010. Aliás, não só no Brasil, mas no mundo também! Afinal, a galera do DojoRio serviu de referência para um encontro semanal de Dojo na Índia. Sensacional!


DevinRio

O DevinRio foi sucesso pelo segundo ano consecutivo, após bagunçar as cabeças nerds da TI do Brasil. O evento de 2010 foi uma missão agarrada por mim (RamonPage), André Fonseca, Sylvestre Mergulhão e Rodrigo Pinto.


Mais e mais barulho

Já perto do fim do ano rolaram alguns eventos expressivos, como RubyConf Brasil, Latinoware e PythonBrasil, também com presença marcada do pessoal.


Que venha 2011!

Pois é, galera. Nós temos muito o que fazer em 2011.

Vale lembrar que o nosso amigo Vinicius Teles já está em terras hermanas. Portanto, nós precisamos começar a pensar em movimentar a América Latina também.

Quem joga?

Abs.
--
Ramon Bispo

comments powered by Disqus