#horaextra facts - Hechos, feiten, fatti, तथ्यों...
- Postado em 25/11/2010
- Comentários
- Por Ramon Bispo
Aprender idiomas é muito legal. Nós discorremos na noite desta segunda sobre vários aspectos interessantes de linguística.
# O Português é o 6º idioma mais falado no mundo. O campeão é o Mandarim, com mais de 1.3 bilhões de nativos. [1] # Alguns estudos apontam o Inglês como a segunda língua mais falada, outros o Espanhol. Alguns levam em conta o uso comercial do Inglês, outros a fala nativa e o uso como segunda língua. Segundo o mesmo link da Wikipedia [1], o Inglês é o segundo idoma mais falado. # Outro site [2], porém, indica o Hindi como segundo idioma mais falado no mundo. # A questão que deve ser levada em conta é que na maioria destes estudos o Português aparece em 6º lugar, o que é uma posição bem expressiva! É uma pena que o nosso país ainda tenha tanta gente com pouco domínio da língua, ou seja, nativos que não sabem usar o próprio idioma. # Rafaeldx7 contou alguns fatos interessantes sobre Russo e Alemão. Num primeiro momento parecem idiomas difíceis de aprender, mas a forma gramatical deles facilita bastante no aprendizado.# Outro fato curioso é o Mandarim. Foi opinião praticamente unânime na mesa de que os Chineses dominam muito mal ou Inglês (ou talvez qualquer idioma ocidental), possivelmente pelo fato da escrita deles ser feita por ideogramas. A leitura é como se fosse uma história narrada, onde cada símbolo representa uma personagem e fica deveras difícil transpor isso em outro idioma. Outro fato interessante é que a tônica da fala determina diretamente no significado das palavras. # Você sabe como funciona o Google Translate? [3]# André Fonseca citou os livros essenciais para a estante de qualquer programador. Um deles estava debaixo do seu braço [4]:Refactoring: Improving the Design of Existing Code. Martin Fowler, Kent Beck, John Brant, William Opdyke, Don Roberts # O preço é sempre o ponto decisivo em qualquer venda/serviço? Essa foi mais uma das discussões interessantes da noite. Expresso aqui a minha opinião que acredito fazer parte da opinião da maioria...Quem gasta com remédios certamente vai buscar o melhor preço a todo custo, afinal, ele já está no ônus de precisar usá-los. Agora, quem deseja sair para jantar pode decidir por outras variáveis que não o preço. Paga-se o conforto, o bom atendimento ou quem sabe até mesmo o preço da conta. É uma escolha pessoal que está ligada à vontade e não à necessidade. Então fica relativamente fácil perceber que estamos falando de dois modelos de negócio completamente distintos, que não podem ser comparados no que diz respeito ao melhor "preço". # O cúmulo da contrariação:Um desafia: me contraria!O outro responde: não tô a fim![1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_l%C3%ADnguas_por_total_de_falantes
[2] http://www.britescade.com/blog/?p=845
[3]
[4] http://www.amazon.com/gp/product/0201485672?ie=UTF8&tag=martinfowlerc-20&linkCode=as2&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=0201485672 Abs.
--
Ramon Bispo
comments powered by Disqus