#horaextra

Hora Extra

Dev in Rio 2010 - Isso sim é o #horaextra!

Dev in Rio 2010 agora é realidade. Nós botamos pra quebrar no último sábado, dia 9 de outubro. Os facts:

# Nós precisávamos fazer algo diferente e começamos o evento assim. A banda Camélia Avenida fez um show sensacional antes do início das apresentações. Rolou música também durante o primeiro Coffee Break, incluindo o hit "Quem não usa ágil dá um tiro no escuro".

# Ainda não tenho números, mas a quantidade de gente presente logo no início do evento era impressionante.
Dev in Rio 2010 - Isso sim é o #horaextra!

Foto por Marcos Tapajós

# Enquanto Álvaro entretinha seu público no salão principal com sua palestra de Arduino, Leonardo Balter tocava sua palestra de HTML 5 no salão secundário completamente lotado.

# Após, tivemos Henrique Bastos dando o primeiro choque de realidade no público. Foi quando o desafio foi lançado: no final do evento nós perguntaríamos quantas novas pessoas cada um conheceu, pois essa era uma das razões do evento existir. Ao mesmo tempo, Emerson Macedo apresentava o NodeJS no segundo salão, numa ótima apresentação.

# "Dialogo é a única maneira de construir um verdadeiro relacionamento de confiança" -- Henrique Bastos.

# Antes do almoço nossos "Certified Dojo Master" tocaram uma pequena sessão de Dojo na sala 2.

# O evento ainda contou com Lightning Talks e uma palestra surpresa com Paulo Fagiani.

# Parabéns a Rafael Lima, Akita, Luã, Juan Bernabó, Caike, Guilherme, Márcio e Vinícius pelas excelentes palestras da tarde. Sem sombra de dúvida, um dos pontos mais elogiados do evento foi a qualidade do que foi apresentado.

# Caike veio diretamente de Orlando -- nos Estados Unidos -- para falar de Refactoring e lutar contra a favelização do código. Sensacional!

# "Se você nunca falhou, você nunca viveu." -- Frase citada num vídeo apresentado por Fábio Akita.

# Enquanto andavam pelo corredor do 4º andar, rumo ao salão principal, alguns de nossos nerds comeram salgadinhos do evento ao lado. Ao que tudo indica, eles mal foram percebidos (a não ser por mim).

# O momento mais esperado da tarde era a palestra teatral do bundão. A versão foi mudada, os atores também (Henrique Andrade estava ausente e quem assumiu foi André Fonseca), porém era de se esperar que seria mais um grande sucesso. O "Super Desenvolvedor" ficou gravado na memória do público desde então.

# Num determinado momento da palestra do Vinícius, eu desci para ver o que estava rolando no salão secundário. Estava tudo numa auto-organização surpreendente. O Márcio Santana ainda não havia acabado a sua apresentação, mas naquele momento tudo parecia muito mais um Dojo de testes unitários em JavaScript (assunto de sua palestra).

# Foi quando eu sentei numa cadeira e pensei: missão cumprida.

# Os "Certified Dojo Master" tocaram uma outra pequena sessão antes do fim do evento. Nesse ínterim, Vinícius Teles concluía a sua já consagrada palestra.

# No final, André Fonseca proporcionou um dos momentos de mais emoção do evento, quando chamou alguns dos ilustres amigos de #horaextra no palco. E a esperada pergunta foi feita: quantas pessoas novas cada um conheceu? O número não foi muito bom (já era de se esperar), mas o André teve a excelente sacada de pedir a todos que olhassem para o lado. Numa ação quase que unânime, todos se cumprimentaram.

# Fim de evento e início de #horaextra. Nós literalmente lotamos a Rua do Ouvidor! \o/

# Nós plantamos a semente. Foi um pequeno ato. A revolução está só começando.

Abs.
--
Ramon Bispo

comments powered by Disqus