#horaextra

Hora Extra

#Hora Extra Online

O começo

Inspirado no #horaextra que rolou no FISL 2010, postado no blog do Akita[1],  Renan Oronfle, enviou um email à lista do ruby-sp propondo algo parecido. Foram 59 emails trocados, diversas propostas surgidas, em meio a isso uma reunião via skype foi marcada, ainda com o foco parecido com o horaextra do rio, entraram 5 ou 6 pessoas interessadas em trocar experiência e se divertir, tivemos 2 encontros seguidos nesses moldes. 

Porém, o que percebemos é que algumas pessoas ainda estavam começando com ruby, o que não nos permitia ir a todo vapor. Podemos dizer que a partir dai o foco do grupo mudou, resolvemos que iríamos parar de fazer o que estavamos fazendo e ajudar quem ainda estava começando. As reuniões seguintes foram dedicadas a compartilhamento de tela, instalação do ruby, configuração do rvm, explicando coisas como bundler, pivotal, git, etc. 

As trocas de experiência aconteceram por todas as vias possíveis, percebemos que todos tem algo a contribuir. 

Surgiram várias pessoas interessadas em aprender, então foi criado o grupo horaextra-sp. N Contando 13 membros[2], nos encontrávamos todos os dias as 21:30 no skype, chegamos a criar algumas features e implementar coisas em nossa aplicação, uma buddy list.

No Oxente Rails vendo que a maioria das pessoas que estavam participando não eram de São Paulo, o termo 'sp',do do horaextra-sp, pareceu pequeno e para poucas pessoas.Então, no momento da desconferência, Renan Oronfle subiu no palco (tremendo mais que vara verde) e anunciou o hora-extra-online, abrangendo para qualquer pessoa que tivesse interesse em participar. Muitas pessoas mostraram interesse , perguntaram como funcionava e onde poderiam encontrar o grupo.

Foi enviando um email para a lista rails-br falando sobre o grupo e passando as informações de como participar, no dia seguinte tinhamos 33 membros cadastrados. Atualmente existem 49 membros no grupo, e continuamos somando.

O que está rolando

Atualmente estamos trabalhando em um projeto, que é uma plataforma para o todos os hora extra que existe no mundo a fora.
Fazemos reuniões oficiais online todas as quartas feiras, onde rola o alinhamento e também aproveitamos para trocar idéias sobre eventos que aconteceram, gems novas, exeperiências, etc.
Um coisa quem é bem legal é que utilizamos pair programming para fazer as features, os pair são agendados e a galera utiliza por exemplo o compartilhamento de tela do skype, o ichat (para quem tem mac), etc. 

Outra coisa bacana é que trabalhamos sempre em grupo (até mesmo para escrever esse post[3]) e acreditamos na autonomia das pessoas envolvidas, não existe um dono ou coordenadores que tomam as decisões, todos são administradores do google grupo, tem poderes para comitar direto no repositorio do horaextraonline, no github, por exemplo. Queremos que a galera tome a iniciativa e meta a mão na massa para escrever features novas, marcar um encontro do hora extra na sua cidade, marcar pairs, etc.

Como podem ver utilizamos  algumas ferramentas que  nos auxiliam:
  • Pivotal tracker, para o gerenciamento do projeto.
  • Google Calendar, para marcar os pair programming
  • Google Groups, para organizar a lista.
  • Github
  • Twitter
  • Teamspeak, para reunião de voz, rola todos os dias, mais a oficial é de quarta
  • IRC, para conversar menos especificas, tirar duvidas, etc

O futuro
Não sabemos, afinal ninguem sabe o que pode rolar no futuro, Temos alguns planos.
Prendemos criar vários projetos opensource com o mesmo intuito: aprender e se divertir. Temos idéias mirabolantes que queremos pôr em prática. Mas depende de todos nós e de quem mais vier fazer parte do horaextraonline, hoje temos pessoas de todo o Brasil e de outros países, queremos sempre agregar mais conhecimento.
Temos planos para fazer um blog colaborativo, um podcast, quem sabe.

Se fosse para resumir em poucas palavras diria:"Dirvir, Aprender, Ensinar, Colaborar".
É isso ai galera fica o convite e venha aprender e ensinar com a gente.
Porque programar é divertido.

Agradecimentos especiais a o herique bastos por ter sedido o espaço e a toda galera do horaextra.org

Link do grupo
http://groups.google.com.br/group/hora-extra-online

[1] http://www.akitaonrails.com/2010/07/25/galera-do-horaextra-manda-ver-no-fisl
[2]http://groups.google.com.br/group/hora-extra-sp/members
[3]http://piratepad.net/ep/pad/view/ro.kldR3tcvConbRxhJ2l8b/latest
comments powered by Disqus