#horaextra

Hora Extra

#horaextra facts - Quebrando paradigmas

Olá,

Passamos duas semanas sem facts, mas agora estamos de volta, com a corda toda.

Algumas coisas legais aconteceram de lá pra cá, como o Oxente Rails [1] e o Dev in Sampa [2]. Sinal de que o pessoal continua na ativa, movimentando muita informação.

Tivemos três segundas de papos similares. Assuntos praticamente complementares. Farei uma junção das lembranças de cada uma deles.

# Começando com Juan Bernabó, que se não me falha a memória esteve presente nas três semanas. Ele deu altas dicas de bons livros. Um deles é intitulado de "O Código do Talento" [3] de Daniel Coyle.

# Você aí que pensa que é possível mudar qualquer tipo de mentalidade organizacional, interprete isso: "quando você acha que o problema está sempre dentro da organização, está na hora de repensar a definição de problema, porque ele (o problema) pode ser você".

# Agile feito da forma errada resulta em problema gerado mais rápido.

# Trabalho é uma coisa muito nova. Antes, haviam duas opções: ser escravo ou ser dono de escravo. O pior é que hoje em dia parece que estamos voltando para esse formato (silenciosamente).

# Daí entra o senso empreendedor de cada um de nós. Aliás, porque será que a quantidade de profissionais de TI no Empretec [4] não é expressiva? Será que a carreira de TI "sólida" e "bem paga" faz dos profissionais grandes exemplos de pessoas que fazem acontecer de verdade, sem que seja necessário verificar seus valores humanos? Ou seja, sua capacidade de errar, acertar, aprender e ensinar?

# Você está num restaurante e a comida pedida não chega de jeito nenhum. Qual seria a ação que o restaurante deveria tomar para poder manter ou resgatar clientes? Pellegrino descreveu com maestria o pensamento de algumas empresas de TI nos casos de atraso em projetos. Basta pensar que comida é uma necessidade humana, logo a fome do cliente é culpa inteiramente dele. Ele não come qualquer coisa porque não quer! É difícil ter de admitir, porém existem muitos projetos de TI que caminham a partir desta teoria.

# O seu produto pode ser único, mesmo que você tenha concorrentes. Não leve muito a sério quando as pessoas falarem que projetos iguais ao seu existem aos montes pela internet. Prove a elas a diferença.

# Faça bem o seu pedaço do projeto, porém nunca se esqueça dos demais na sua equipe. Mais importante do que o que você faz é o que você possibilita aos seus parceiros de equipe. O link entre as unidades é mais importante do que a própria unidade.

# Queremos ver todos no Dev in Rio [5]. As inscrições abrirão em muito, muito breve!

[1] - http://oxenterails.com/
[2] - http://www.devinsampa.com.br/
[3] - http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/3056358
[4] - http://www.pa.sebrae.com.br/sessoes/educacao/empretec/default.asp
[5] - http://www.devinrio.com.br/

Abs.
--
Ramon Bispo

comments powered by Disqus