#horaextra

Hora Extra

Retrospectiva #horaextra 2009

Senhores,

O ano de 2009 foi muito movimentado! Nossa comunidade botou pra quebrar. Sendo assim, é mais do que merecido que tenhamos os facts do ano!

Tentarei não esquecer os fatos importantes, mas alguma coisa certamente ficará de fora. Peço a ajuda de vocês nos comentários.

# O ano começou com a migração do #horaextra do Leblon para o Centro. Foi quando efetivamente mais e mais pessoas tomaram conhecimento da comunidade.

# Nos meses que se passaram rolou uma discussão interessante. Vários blogs passaram a discorrer sobre o porquê do Rails não escalar, devido aos problemas de performance que o Twitter estava sofrendo. No final das contas parece que o pessoal finalmente percebeu que o problema não era a linguagem/framework em si.

# Nesse ínterim, Mergulhão se rende ao Twitter e ganha diversos seguidores mesmo sem twittar nada. Hoje ele já tem 214 seguidores! \o/

# Em maio (dias 4 e 7) rolou a RailsConf 2009 em Las Vegas. Parte da galera da comunidade #horaextra no Rio esteve presente.

# Em junho aconteceu a primeira Hack Framps. Para participar era preciso apenas um assunto interessante e vontade de falar.

# Nessa mesma época, nós já discutíamos sobre as vantages e desvantagens em usar banco de dados orientado a documentos. Momento em que o CouchDB ganhou popularidade.

# Junho também foi o mês do FISL 2009, em sua 10ª edição. Mais uma vez a galera do Rio esteve presente. A imagem que fica é a do presidente Lula recebendo do Henrique uma camisa do PythonRio.

# Agosto foi o mês do Oxente Rails. No mesmo mês, fizemos o primeiro #horaextra sinuca.

# Em setembro, o Rio apresenta o Dev in Rio, sob o comando de Henrique Bastos e Guilherme Chapiewski. Foi mais um evento que veio para unir a comunidade de software brasileira. Nesse dia uma polêmica foi criada: será que esse seria o maior #horaextra de todos os tempos? Até então isso era verdade, até a chegada do Rails Summit.

# Os dias 13 e 14 de outubro foram marcados pela invasão carioca à São Paulo. O evento da vez era o Rails Summit 2009. O evento foi sensacional e voltamos com muitas histórias pra contar. E como era de se esperar, tivemos o maior #horaextra de todos os tempos, com a presença de várias pessoas do Brasil e de outros países também.

# O fato que marcou o Rails Summit 2009 foi a apresentação do Aldinho -- irmão do Elomar -- mostrando toda a sua habilidade com programação.

# Antes da volta do Rails Summit, nós tratamos de apresentar a Nova Morena Open Source.

# Em novembro aconteceu o Ceará on Rails.

# Agora em dezembro, aconteceu a maior Festa Framps de todos os tempos!! A galera compareceu em peso.

# Em 23 de dezembro rolou o primeiro Arduino Hack Day.

É! Acho que isso é tudo, galera!

O último evento programado do ano será o Reveillon Framps, que marcará o final do ciclo de 2009 e selará uma boa chegada de 2010.

Então, nos vemos em 2010!

Boa virada a todos!

comments powered by Disqus